“Pois os livros didáticos contem textos dos mais variados gêneros, tais como contos, poemas, tirinhas de jornal, noticias jornalísticas, adivinhas, atas, cartas pessoais etc., sem contar com gêneros(...). Pessoalmente, defendo a posição de que o livro didático e um suporte e não gênero.pag. (Marcuschi)170
a partir do texto Aula de Português: encontro e interação de Antunes, Irandé,(200) foram realizadas análise dos conteúdos e das propostas de atividades com os gêneros textuais presentes no livro didático “Português linguagens” de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, (5ª ano Atual editora 4ª edição ,S.P 2006,PNLD ,208,209,2010) onde foram encontrado um grande universo de gêneros textuais e as mais variadas atividades tais como interpretações,analise morfológicas e um vasto conteúdo gramatical configurando-se em varias vertentes dos exercícios.No entanto , tanto foram enfocados os seguintes aspectos relevantes dessas propostas:
a partir do texto Aula de Português: encontro e interação de Antunes, Irandé,(200) foram realizadas análise dos conteúdos e das propostas de atividades com os gêneros textuais presentes no livro didático “Português linguagens” de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, (5ª ano Atual editora 4ª edição ,S.P 2006,PNLD ,208,209,2010) onde foram encontrado um grande universo de gêneros textuais e as mais variadas atividades tais como interpretações,analise morfológicas e um vasto conteúdo gramatical configurando-se em varias vertentes dos exercícios.No entanto , tanto foram enfocados os seguintes aspectos relevantes dessas propostas:
· As variedades de gêneros
· Elaboração das atividades
· Produção dos conhecimentos
As variedades de gêneros
As variedades de gêneros
A partir da idéia de que os gêneros textuais podem funcionar como um instrumento fundamental para o trabalho no âmbito da sala de aula o livro analisado dispõem de vários elementos como anúncios publicitários, Charge: humor ,contos e receitas. Foram encontrados também textos de caráter informativo os quais possibilita o desenvolvimento da oralidade e da escrita
Porém mesmo diante dessa gama de variedades, muitos professores ainda encontram-se marrados por seus conceitos tradicionalistas onde a velha gramática é vista ainda como único suporte pelo qual os alunos podem “desenvolver” a aprendizagem.
“consequentemente, persiste o quadro nada animador (e quase desesperador) do insucesso escolar, que se manifesta de diversas maneiras. Logo de saída manifesta-se na súbita descoberta por parte dos alunos, do que eles “não sabem português” de que “o português é uma língua difícil”. ( Irandé)pag20
Os educadores não ajudam em nada os alunos a construir o gosto pele leitura na medida em que muitos deles sequer acompanham o texto com as crianças por acharem que estão “perdendo tempo” diante disso limitam a aprendizagem . Muitos dedicam boa parte das aulas, a uma interpretação voltada apenas para conteúdos gramaticais permeados por frases sem sentidos as quais dificultam ainda mais o processo de conhecimento dos conteúdos transmitidos.
“Com enorme dificuldade de leitura, o aluno se vê frustrado no seu esforço de estudar outras disciplinas, quase sempre “deixa a escola com a quase inabalável certeza de que é incapaz, de que é linguisticamente deficiente, inferior, não podendo, portanto tomar a palavra ou ter voz para fazer valer seus direitos, para participar ativamente e criticamente daquilo que acontece a sua volta’( Irandé)pag20
No que diz respeito aos fundamentos dos PCNs ,os textos estão muito mais voltados para compreensão textual do que a produção dos conhecimentos gerados a partir desses textos.No entanto , a criança só compreende verdadeiramente os conteúdos quando se apodera de maneira mais consiste a fim produzir novos conhecimentos
O trabalho da oralidade dentro das salas de aulas é de suma importância, tanto para o aluno pois por meio da interação possibilita o processo de aprendizagem, quanto para o professor na medida em que facilita na percepção do uso correto da linguagem de seus alunos
Elaboração das atividades
“(...) a língua e uma atividade socioeconômica de caráter cognitivo, sistemática e instauradora de ordens diversas na sociedade. (Marcuschi)pag. 162
Não são poucos os professores que não dão a necessária importância a muitos textos que estão nos livros didáticos, pelo fato de os julgarem “muito dificéis” em muitos dos casos esses conteúdos são substituídos por exercícios “mais produtivos”. Na maioria as gramáticas tornam-se o principal instrumento de aprendizagem da língua portuguesa. Ou seja, os alunos saem dos conteúdos das velhas cartilhas e caem na armadilha das gramáticas
Os alunos levam horas a fio combinado substantivos, artigos , pronomes e muitas outras palavras soltas sem nenhum sentido, no entanto, os professores não conseguem explorar O SUJEITO que está dentro de cada criança e, dessa forma contribuir para formação social e cultural inerentes a todos os indivíduos .
Produção dos conhecimentos
“(...) que a informação é um fenômeno eventual e talvez um simples efeito colateral do funcionamento da língua. ( Marcuschi) pag162
É de suma importância que os universos dos gêneros textuais perpasse ainda cedo pelas vidas das crianças pois o ensino da língua portuguesa deve estar centradas em diversos gêneros textuais para que os alunos tenha um conhecimento mais amplo da linguagem
Sendo que são por meio de um processo continuo que se torna possível o reconhecimento das dificuldades inerentes aos alunos, através das produções de textos, gerados pelas crianças, é possível que os professores tomem conhecimentos do grau de aprendizagem dos seus, para saber até onde poderá avançar nos seus conteúdos.
Porém trabalhar com a escrita não remete a dar ênfase a certos conteúdos como ditados, concordâncias verbais, nominais entre outros compostos por frases de formas descontextualizadas. Precisa-se fornecer elementos que contribuam para um melhor raciocínio, criação e produção de conhecimentos desta forma despertar o senso critico dos alunos sobre o contexto social os quais estão inseridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário