Propósito do blog


Esse blog foi pensado e produzido a fim de facilitar na organização de conteúdos e por meio do processo de interação possibilitar a ampliação de conhecimentos de todos aqueles que junto comigo fizerem parte dessa comunidade

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO





“Pois os livros didáticos contem textos dos mais variados gêneros, tais como contos, poemas, tirinhas de jornal, noticias jornalísticas, adivinhas, atas, cartas pessoais etc., sem contar com gêneros(...). Pessoalmente, defendo a posição de que o livro didático e um suporte e não gênero.pag. (Marcuschi)170

 a partir do texto Aula de Português:
encontro e interação de  Antunes, Irandé,(200) foram realizadas  análise dos conteúdos e das  propostas de atividades com os gêneros textuais presentes no livro didático  “Português linguagens” de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, (5ª ano  Atual  editora 4ª edição ,S.P 2006,PNLD ,208,209,2010) onde foram encontrado um grande universo de gêneros textuais e as mais variadas atividades tais como interpretações,analise morfológicas  e um vasto  conteúdo  gramatical configurando-se em varias vertentes  dos exercícios.No entanto , tanto foram enfocados  os seguintes aspectos relevantes dessas propostas:
·         As variedades de gêneros
·         Elaboração das atividades
·         Produção dos conhecimentos

As variedades de gêneros


As variedades de gêneros
A partir da idéia de que os gêneros textuais podem funcionar como um instrumento fundamental para o trabalho no âmbito da sala de aula  o livro analisado dispõem de vários elementos como anúncios publicitários, Charge: humor ,contos e receitas.  Foram encontrados também textos de caráter informativo os quais possibilita o desenvolvimento da oralidade e da escrita

Porém mesmo diante dessa gama de variedades, muitos professores ainda encontram-se marrados por seus conceitos tradicionalistas onde a velha gramática é vista ainda  como  único  suporte pelo qual os alunos podem “desenvolver” a  aprendizagem. 
“consequentemente, persiste o quadro nada animador (e quase desesperador) do insucesso escolar, que se manifesta de diversas maneiras. Logo de saída manifesta-se na súbita descoberta por parte dos alunos, do que eles  “não sabem português” de que “o português  é uma língua difícil”. ( Irandé)pag20
Os educadores não ajudam em nada os alunos a construir o gosto pele leitura na medida  em que muitos deles  sequer acompanham o texto  com as crianças por acharem que estão “perdendo tempo” diante disso limitam a aprendizagem . Muitos dedicam boa parte das aulas,  a  uma  interpretação   voltada  apenas para    conteúdos gramaticais permeados por frases sem sentidos as quais  dificultam ainda mais o processo de  conhecimento dos conteúdos transmitidos.
 “Com enorme dificuldade de leitura, o aluno se vê frustrado no seu esforço de estudar outras disciplinas, quase sempre “deixa a escola com a quase inabalável certeza de que é incapaz, de que é linguisticamente deficiente, inferior, não podendo, portanto tomar a palavra ou ter voz para fazer valer seus direitos, para participar ativamente e criticamente daquilo que acontece a sua volta’( Irandé)pag20

No que diz respeito aos fundamentos dos PCNs ,os textos estão muito mais voltados para compreensão textual do que a produção dos conhecimentos gerados a partir desses textos.No entanto , a criança só compreende verdadeiramente os conteúdos quando se apodera de maneira mais consiste  a fim  produzir novos conhecimentos

O trabalho da oralidade dentro das salas de aulas é de suma importância, tanto para o aluno  pois por meio da  interação  possibilita  o processo de aprendizagem, quanto para o professor na medida em que  facilita  na percepção do uso  correto da linguagem de seus alunos

Elaboração das atividades

“(...) a língua e uma atividade socioeconômica de caráter cognitivo, sistemática e instauradora de ordens diversas na sociedade. (Marcuschi)pag. 162

Não são poucos os professores que não dão a necessária importância a muitos textos que estão nos livros didáticos, pelo fato de os julgarem “muito dificéis” em muitos dos casos esses conteúdos são substituídos por exercícios “mais produtivos”. Na maioria as gramáticas tornam-se o principal instrumento de aprendizagem da língua portuguesa. Ou seja, os alunos saem dos conteúdos das velhas cartilhas e caem na armadilha das gramáticas


Os alunos levam horas a fio combinado substantivos, artigos , pronomes e muitas outras palavras soltas sem nenhum sentido, no entanto, os professores  não conseguem explorar O SUJEITO que está dentro de cada criança  e,  dessa forma contribuir para formação  social e cultural inerentes a todos os indivíduos .

Produção dos conhecimentos

“(...) que a informação é um fenômeno eventual e talvez um simples efeito colateral do funcionamento da língua. ( Marcuschi) pag162

É de suma importância  que os universos dos gêneros textuais perpasse ainda cedo pelas vidas das crianças  pois o ensino da língua portuguesa deve estar centradas em diversos gêneros textuais para que os alunos tenha um conhecimento mais amplo da linguagem 
Sendo que são por meio de um processo continuo que  se torna possível o reconhecimento das dificuldades inerentes aos  alunos, através das produções de textos, gerados pelas crianças,  é possível que os professores tomem conhecimentos do  grau de  aprendizagem dos seus,   para saber até  onde  poderá avançar nos seus conteúdos.
Porém trabalhar com a escrita não remete a dar ênfase a certos conteúdos como ditados, concordâncias verbais, nominais entre outros compostos por frases de formas descontextualizadas. Precisa-se fornecer elementos que contribuam para um melhor raciocínio, criação e produção de conhecimentos desta forma despertar o senso critico dos alunos sobre  o contexto social os quais estão inseridos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário