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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A necessidade da avaliação



“A avaliação não é ingênua, pois ela 
corresponde os interesses de quem a faz”


O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.
A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.
A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome
de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.
A idéia de avaliação antes atrelada apenas ao desempenho dos alunos ganhou outras dimensões a partir das discussões dos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN no final dos anos 90 com a célebre frase:” avaliar a aprendizagem implica avaliar o ensino oferecido”
Dessa forma a avaliação passa a envolver as instituições de ensino, a partir da análise das condições de infra-estrutura das escolas, formas de gestão e formação acadêmica dos profissionais, fatores que segundo o MEC- Ministério da Educação servem de referências para a qualificação do ensino oferecido
Nesse campo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas- INEP,vem desempenhando um papel fundamental no sentido de apontar as deficiências do ensino oferecido e consequentemente contribuído para o levantamento de ações nas políticas públicas.

Essas avaliações são aplicadas nas diferentes modalidades da educação nacional; o SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica coleta informações sobre o desempenho acadêmico dos alunos por meio da aplicação de provas a estudantes, diretores e professores das escolas públicas e privadas, o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, avalia o desempenho dos alunos do ensino médio e ainda o ENC- Exame Nacional de Cursos, conhecido como provão, que avalia o ensino de graduação e fornece parâmetros para recredenciamento de instituições e reconhecimento de cursos de Educação Superior
A avaliação de um processo sistemático de uma política, atividade, fato ou coisa que permite compreender, de forma contextualizada, as suas dimensões e implicações, tem como finalidade estimular o aperfeiçoamento dos objetivos e metas das políticas e das ações avaliadas.

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 http://provabrasil.inep.gov.br/




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