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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PRODUÇAO TEXTUAL, ANÁLISE DE GÊNEROS E COMPREENSÃO


  “Assim, podemos dizer que o controle social pelos gêneros discursivos é incontornável, mas não determinista. Por outro lado a romântica idéia de que somos livres e de que temos em nossas mãos todo o sistema decisório é uma quimera, já que estamos imersos numa sociedade que nos molda sob vários aspectos e nos conduz e determinar ações.”

Gêneros textuais como sistema de controle social
 “(...) E um dos instrumentos mais poderosos dessa máquina são os gêneros textuais, sendo que de seu domínio e manipulação depende de boa parte da forma de nossa inserção social e de nosso poder social.” pag162
 Na medida em são por meios dos gêneros que a sociedade estabelece as mais variadas formas de relações de controle e poder, eles são  responsáveis pelas diversidades de comunicação que   possibilita a interação entre os indivíduos .logo  podemos dizer que  Toda atividade  está diretamente relacionada a alguma forma de gênero textual,os  quais são processados de maneiras distintas para cada seguimento social .
 “(...) certos gêneros tais como os ensaios, as teses, os artigos científicos (...), assumem um grande prestígio, a ponto de legitimarem e até imporem determinada forma de fazer ciência e decidir o que é científico.” Pag162
O discurso dos gêneros acadêmicos tem o poder de legitimação quando adquire prestigio científico.Porém, nenhum discurso construído pelos diversos gêneros são imutáveis pois vivemos numa sociedade onde tudo se reconfigura de maneira muito rápida onde os sujeito tonam-se volátil a fim de atender as demandas da modernidade ou seja,  não somos donos de nossas escolhas mas sim envolvidos pelas circutancias e pelos determinantes sociais

A questão da intergenericidade: que nomes dar aos gêneros
 “(...) os gêneros não são uma invenção pessoal, mas uma denominação histórica e socialmente constituída”. Pag. 163
Sendo os genros algo sociamente construído, sua determinação é visto como algo indeterminado,  ou seja um único gênero pode perpassar por  varias vertentes.Quando  ocorre uma mesclassem ou até mesmo  uma hibridização em um único gênero podemos dizer que estamos diante um processo de intertextualidade  onde em um único gênero é  possível informar, satirizar,e outros.
“No caso de mistura de gêneros”... esse aspecto da hibridização ou mescla de gêneros em que um gênero assume a função de outro”.pag. 165
Na medida em que um único texto desdobre-se em outras funções como, por exemplo, a música do Cazuza ‘’ideologia “passa ser cantada, recitada como um belo poema ou até mesmo usado como texto de protesto social, ele se desdobra em varias vertentes, classificando-se dessa forma como intertextualidade, ou seja, quando há uma mesclassem de gêneros em determinado texto.
“A intergenericidade... deve ser distinguida da questão da heterogeneidade tipológica do gênero que diz respeito ao fato de um gênero realizar seqüências de vários tipos textuais.”pag166
Porém quando em um único texto encontramos varias seqüências distintas de gêneros, este é classificado em heterogeneidade. Ou seja, em um único texto podemos encontrar narrações, descrições argumentações entre  outros. Podemos destacar como exemplo algumas historinhas infantis. Na história da Branca de Neve e os Sete anões encontramos narração (quem conta a história), descrição (características dos personagens) e argumentação (as falas dos personagens)
No entanto Marcuschi ressalta que os conhecimentos dos livros didáticos são usados apenas como suporte didáticos. Desta forma não são considerados gêneros textuais porque os textos impressos não desempenham outra função a não ser a didática, ou seja são meros  suportes de aprendizagem
         A questão intercultural
“A escolha de um gênero que pode ser usada para servir a uma  certa função interativa em nossa cultura pode se tornar inadequada numa situação cultural diferente”.pag. 171
Torna-se impossível negar que os gêneros textuais estão diretamente atrelado a cultura de cada individuo, os quais precisam adequá-la a fim de atender as mais diversas situações e contextos. Logo expor idéias sociáveis é corresponder a uma total homogeneidade. Dessa forma os gêneros desempenham a função de molde social que configura as culturas.
 “(...) O problema de variedade cultural dentro de um mesmo país e como isso deveria ser encarado pelo próprio livro didático.”pag172
Mesmo que para cada ocasião disponha-se de gêneros distintos, em um único espaço podemos encontrar as mais variadas formas de gêneros. Podemos destacar como exemplo uma conversa em um bar onde podemos encontrar diversas formas de interações sociais, sejam estudantes ,médicos ou  operários, a todo momento cada um se comunica dentro de  determinados gêneros.

“(...) ensino deve ser culturalmente sensível, ...Esta aspecto é muito polemico e sobre ele não há consenso.” Pag172
Embora o Brasil seja um País com uma enorme diversidade cultural , estas diversidades não são tratadas dentro dos âmbitos escolares onde o ensino deveria estar pautado numa cultura sensível, nos materiais didáticos e não só privilegiando as culturas elitistas e dominantes ,como ressalta Manacuschi   pag.172.

A questão do suporte de gêneros textuais

“(...) A idéia central é que o suporte não é neutro e o gênero não fica indiferentes a ele”.pag 174
Sendo suporte a parte sólida é usada para transportar os mais diversos gêneros que circula nos mais diversos âmbitos sociais . Para cada suporte existe um determinado gênero a ser transportado, seja oral  ou escrito, por meio da internet, a todo instante , a todo momento são usados para transportar os mais diversos gêneros  que se modifica de acordo com seu suporte  de transmissão

Uma conversa ao telefone não é a mesma usada na internet ,assim como uma carta a um amigo não será escrita da mesma forma quando estiver remetida a um governador, prefeito e outros do alto escalão. Assim em um único suporte é possível transportar diferenciados gêneros textuais, pois o que determina os gêneros textuais  não são os suporte ,mas sim  as relações que se faz por meio das interações sociais.
“Ele é imprescindível para que o gênero circule na sociedade e deve ter alguma  influencia na natureza do gênero suportado”pag174
O autor ressalta alguns exemplos de suportes onde podemos notar que os convencionais transportam informações utilizando papeis e instrumentos informativos como telefone, radio, TV e outros. Já o suporte incidental não se faz comum a todos da mesma forma, por ser determinado por gostos preferências ,afinidade ou pelas necessidades de cada indivíduos No entanto os que exercem as funções de  atividades comunicativas são os que  transportam  os mais diversos  meios de comunicações  como correios   telefones e  internet.
 
Análise dos gêneros na oralidade
“A relevância da investigação dos gêneros reside, (...) no fato de serem usados pelos participantes da comunicação lingüística como parte integrante de seu conhecimento comum.”pag187
Os gêneros textuais na forma oral são construídos por meios das interações sociais onde os indivíduos são orientados por saberes universais. São por meios desses saberes que os interlocutores produzem as mas diversas formas de comunicação lançado mãos de suas particularidades. Ou seja, os gêneros são configurados a partir de uma finalidade entre os indivíduos
.
Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino
“A interação on-line tem o potencial de acelerar enormemente a evolução dos gêneros”pag198
Com a geração  das novas tecnologias , as escolas precisam  se adequar aos  novos paradigmas  a fim de  atender ao desenvolvimento cognitivo dos alunos onde por meios  dos  suportes da internet, possibilita uma melhor interação entre os  estudantes  com a sociedade e  o mundo.Porém as interações  por meio dessas ferramentas acelera a evolução dos gêneros textuais interferindo diretamente de formas consistentes nas raízes dos gêneros já  existentes
Existe uma grande diferença entre conversa  realizada de formas diretamente  com os seus interlocutores  e a conversa ou por outros meios de comunicações .
Na medida em que mudam os suportes de comunicação, alguns gêneros podem sofrer alterações. No caso das internet as formas de abreviação são utilizadas para economizar o tempo.
“(...) É fácil perceber que um novo meio tecnológico, que interfere em boa parte dessas condições, deve também interferir na natureza do gênero produzido.”pag198

A questão dos gêneros e o ensino de língua

“Os próprios PCNs tem grande dificuldades chegam a este ponto e parece que há gêneros mais adequados (...)”pag206
No que se refere aos propósitos dos PCNs  existe uma grande dificuldade na  identificação de textos que atenda da mesma forma as necessidades tanto de   produção quanto  interpretação de  textos.Logo  os textos estão muito mais voltados para compreensão textual do que a produção  dos  conhecimentos gerados a partir criatividade do aluno.No entanto a criança só aprende verdadeiramente  quando  apodera-se de maneira mais consiste dos conteúdos ,  a fim  produzir novos elementos a partir de seus próprios conhecimentos

“Mas os gêneros orais em geral ainda não são tratados de modo sistemático”pag206
Dessa forma, embora ainda de forma muito lenta pelo fato de não haver um aprofundamento de forma sistematizada   nos diversos gêneros  textuais encontrados nos livros didáticos, os mecanismos dos PCNs tem tentado suprir  a   grande limitação  encontrada nos mais diversos materiais didáticos da língua portuguesa , contribuindo para geração de novos conhecimentos e   uma melhor inserção dos estudantes na sociedade.
Até breve

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