Propósito do blog


Esse blog foi pensado e produzido a fim de facilitar na organização de conteúdos e por meio do processo de interação possibilitar a ampliação de conhecimentos de todos aqueles que junto comigo fizerem parte dessa comunidade

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CIDADANIA ROUBADA

“compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; (idem, p. 07)




Conforme a análise realizada acerca dos PCNs, observamos que suas orientações pedagógicas e curriculares estão direcionadas para a construção da cidadania. Nesse sentido, os professores devem conduzir seus alunos de modo que lhes assegurem tais princípios
A introdução dos PCNs no cenário nacional está diretamente relacionada às grandes dificuldades que as escolas têm em fazer os seus planejamentos com os conteúdos que atendam as necessidades das diversidades culturais inerentes a todos os indivíduos


No que se refere aos conteúdos, a cada ano que passa torna-se o eixo principal do fracasso escolar na medida em que muitos alunos não conseguem avançar nos seus estudos devido à grande dificuldade de ler, escrever e também interpretar. Conseguinte a isso, as escolas têm contribuído de formas consistentes para uma grande demanda da evasão escolar.
Torna-se visivelmente observados os descasos existentes dentro das instituições escolares mediante as negligências dos conhecimentos, que  contribui  de forma direta e indireta para as desigualdades sociais. Favorecendo somente um pequeno grupo que se definirá no âmbito social vigente

                       Enquanto herdeiros das classes dominantes são  convidados a  pensar e tomar posse de sua  consciência como ser reflexivo   que  adquire uma visão ampla do mundo e da sociedade a qual eles estão inseridos, os  demais precisa-se   adaptar ao perfil da criança que não questiona  diante de conteúdos  visivelmente fora  do seu contexto social.

Se por um lado temos os alunos de escola pública os quais seus pais precisam aprender a driblar as dificuldades quando são obrigados a dividir o seu tempo entre emprego e a educação de seus filhos. Do outro, temos alunos que tiveram suas  infâncias totalmente amparadas tanto  pelos seus pais quanto por  uma ótima escola.Isso remete  a dizer que  enquanto os filhos da elite são preparados para ocupar lugares  privilegiados, os menos favorecidos recebem uma educação que vise suprir apenas  as necessidades de mercado

Enquanto muitas vezes, para o aluno pobre as escolas são vista semente  como  alavanca para  melhores oportunidades de empregos , para os grupos seletos de  dominantes, os conhecimentos  adquiridos  dentro dessas  instituições é o melhor  caminho para dominação

 O maior desafio encontrado dentro da nossa sociedade é quebrar os paradigma de um contexto histórico passada de geração a geração onde  a função da escola é visto  apenas como um  instrumento de exclusão.torna-se necessário que comece construir uma educação a serviço de todos .O conhecimento não  deve ser tratado como  um patrimônio restrito a uma pequena minoria.É preciso que  os  saberes  sejam  distribuídos de  forma  homogenia para que todos tenham o direitoS as mesmas oportunidades


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