“compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; (idem, p. 07)
Conforme a análise realizada acerca dos PCNs, observamos que suas orientações pedagógicas e curriculares estão direcionadas para a construção da cidadania. Nesse sentido, os professores devem conduzir seus alunos de modo que lhes assegurem tais princípios
A introdução dos PCNs no cenário nacional está diretamente relacionada às grandes dificuldades que as escolas têm em fazer os seus planejamentos com os conteúdos que atendam as necessidades das diversidades culturais inerentes a todos os indivíduos
No que se refere aos conteúdos, a cada ano que passa torna-se o eixo principal do fracasso escolar na medida em que muitos alunos não conseguem avançar nos seus estudos devido à grande dificuldade de ler, escrever e também interpretar. Conseguinte a isso, as escolas têm contribuído de formas consistentes para uma grande demanda da evasão escolar.
Torna-se visivelmente observados os descasos existentes dentro das instituições escolares mediante as negligências dos conhecimentos, que contribui de forma direta e indireta para as desigualdades sociais. Favorecendo somente um pequeno grupo que se definirá no âmbito social vigente
Enquanto herdeiros das classes dominantes são convidados a pensar e tomar posse de sua consciência como ser reflexivo que adquire uma visão ampla do mundo e da sociedade a qual eles estão inseridos, os demais precisa-se adaptar ao perfil da criança que não questiona diante de conteúdos visivelmente fora do seu contexto social.
Se por um lado temos os alunos de escola pública os quais seus pais precisam aprender a driblar as dificuldades quando são obrigados a dividir o seu tempo entre emprego e a educação de seus filhos. Do outro, temos alunos que tiveram suas infâncias totalmente amparadas tanto pelos seus pais quanto por uma ótima escola.Isso remete a dizer que enquanto os filhos da elite são preparados para ocupar lugares privilegiados, os menos favorecidos recebem uma educação que vise suprir apenas as necessidades de mercado
Enquanto muitas vezes, para o aluno pobre as escolas são vista semente como alavanca para melhores oportunidades de empregos , para os grupos seletos de dominantes, os conhecimentos adquiridos dentro dessas instituições é o melhor caminho para dominação
O maior desafio encontrado dentro da nossa sociedade é quebrar os paradigma de um contexto histórico passada de geração a geração onde a função da escola é visto apenas como um instrumento de exclusão.torna-se necessário que comece construir uma educação a serviço de todos .O conhecimento não deve ser tratado como um patrimônio restrito a uma pequena minoria.É preciso que os saberes sejam distribuídos de forma homogenia para que todos tenham o direitoS as mesmas oportunidades
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