O professor Ivan Amaro no mês de novembro faz uma breve reflexão do livro “Aula Português: Encontro e Interação” de Antunes, Irandé o qual ressalta o uso da gramática como principal suporte de “conhecimentos” para muitos educadores
O em sua última aula o professor Ivan Amaro sugeriu uma profunda análise da segunda parte do livro PRODOÇAO TEXTUAL, ANÁLISE DE GÊNEROS E COMPREENSÃO de LUIZ ANTONIO MARCUSCHI o qual tem como subtítulo Gêneros textual no ensino da língua. Este capítulo está ancorado em duas vertentes, a primeira, encontra-se conceitos importantes tais como letramento e a oralidade. Já na segunda, Marcuschi aponta as pesquisas que investigaram as práticas de produção, quando transforma-se a oralidade em textos escritos.Ressalta também que os materiais didáticos estão muito mais voltado para interpretação do que para a produção a qual contribui para novas gerações de sujeitos críticos
No mês de novembro, o professor Ivana Amaro trabalhou o livro: Parâmetros Curriculares da língua portuguesa onde foram realizados debates, em sala de aula, acerca dos conteúdos expressos no PCN e as realidades encontradas nas salas de aulas. Podemos observar que em muitos pontos eles divergem-se.
“compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; (idem, p. 07)”
O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CALEIDOSCÓPIO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
Nesta aula foi enfatizado o uso do portfólio,como um supote bastante difundidoentre educadores .Tendo este o objetivo de ancorar todo processo de aprendizagem do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário