Propósito do blog


Esse blog foi pensado e produzido a fim de facilitar na organização de conteúdos e por meio do processo de interação possibilitar a ampliação de conhecimentos de todos aqueles que junto comigo fizerem parte dessa comunidade

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O SEMESTRE

O professor Ivan Amaro no mês de novembro faz uma breve reflexão do livro “Aula Português: Encontro e Interação” de Antunes, Irandé o qual ressalta o uso da gramática como principal suporte de “conhecimentos” para muitos educadores

O em sua última aula o professor Ivan Amaro sugeriu uma profunda análise da segunda parte do livro PRODOÇAO TEXTUAL, ANÁLISE DE GÊNEROS E COMPREENSÃO de LUIZ ANTONIO MARCUSCHI o qual tem como subtítulo Gêneros textual no ensino da língua. Este capítulo está ancorado em duas vertentes, a primeira, encontra-se conceitos importantes tais como letramento e a oralidade. Já na segunda, Marcuschi aponta as pesquisas que investigaram as práticas de produção, quando transforma-se a oralidade em textos escritos.Ressalta também que os materiais didáticos estão muito mais voltado para interpretação do que para a produção a qual contribui para novas gerações de sujeitos críticos
No mês de novembro, o professor Ivana Amaro trabalhou o livro: Parâmetros Curriculares da língua portuguesa onde foram realizados debates, em sala de aula, acerca dos conteúdos expressos no PCN e as realidades encontradas nas salas de aulas. Podemos observar que em muitos pontos eles divergem-se.

“compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; (idem, p. 07)”




O PORTFÓLIO ELETRÔNICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CALEIDOSCÓPIO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

Nesta aula foi enfatizado o uso do portfólio,como um supote bastante difundidoentre educadores .Tendo este o objetivo de ancorar todo processo de aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário